Excepcionalmente nesta semana, A Fantasia Exata chega à sua caixa de entrada numa quinta-feira, e não na sexta (conforme é habitual), porque hoje (13) começa o curso Iniciação à Filosofia com Éric Weil e seria oportuno dar um último lembrete àqueles que ainda quiserem se inscrever e participar da transmissão ao vivo.
Informe-se e inscreva-se a qualquer momento (as gravações das aulas anteriores serão disponibilizadas aos alunos que chegarem depois).
A unidade de filosofia e história da filosofia
Perguntar-se como compreender a história da filosofia equivale a perguntar-se o motivo pelo qual a filosofia tem uma história e pelo qual devemos nos familiarizar com ela.
História supõe continuidade, supõe ligação entre um antes e um depois. Contudo, ainda que o ser humano viva na história (ou pelo menos tenha na história o seu patamar mais imediato de atuação), nada permite concluir de saída que a filosofia se constitua numa atividade que requeira, de todo novato, uma familiarização com aquilo que outros fizeram antes dele. Inúmeras atividades humanas absolutamente vitais dispensam essa familiarização rigorosa com o passado.
Um físico hoje dedicado a experimentos com um acelerador de partículas pode realizar seu trabalho sem possuir conhecimento algum de história da física na Grécia antiga. Eu cozinho, mas para cozinhar hoje não preciso saber como um sumério cozinhava no ano 921 a.C., ou quais eram os principais ingredientes empregados na cozinha árabe à época de Maomé. Um mecânico automotivo não precisa dominar a história dos meios de transporte para colocar um carro velho para funcionar. Mas o carro velho da filosofia cobra desse abstrato mecânico, o filósofo, que conheça as principais cavalgaduras e carroças utilizadas por aqueles que o precederam. Por quê?
Na aula acima, ofereço uma resposta com base na Lógica da filosofia, de Éric Weil. É sobretudo uma resposta que tem em mente o cansaço da filosofia que hoje nos domina, do qual tratei antes neste texto e neste vídeo.
Em breve
Gostaria de dar uma notícia adiantada aos apoiadores desta newsletter. Estou trabalhando num texto intitulado…
Assine para continuar lendo
Torne-se um assinante pagante para ter acesso ao restante do post e outros conteúdos exclusivos.