Newsletter

Abaixo, você pode assinar gratuitamente minha newsletter e assim receber meus textos direto em sua caixa de entrada. Mas tenha certeza: você preferirá gastar um valor modesto numa assinatura paga e assim receber com exclusividade toda sexta-feira:

1. Notas de andar e ler. Textos curtos, observações ligeiras, citações de autores de minha predileção. É, à maneira de Ortega, o mata-borrão deste site. Mas é do mata-borrão que pode nascer o insight, o ensaio, o livro. (Textos de até 2.000 caracteres.)

2. Cadernos de filosofia adiada. Quem se dedica à filosofia sabe quão necessário é postergar a tese, a conclusão, o fechamento do argumento; e está portanto familiarizado senão com a ideia, certamente com o sentimento, de que toda filosofia é a promessa de algo para sempre adiado. Com textos de estrutura mais ensaística (até 5.000 caracteres) e argumentação mais cerrada, os cadernos darão continuidade, sob uma perspectiva radicalmente brasileira, às ideias que venho divulgando acerca das potências do pensamento latino-americano, da tradição ibérica em geral e de uma metafísica liberta das dualidades viciadas de sujeito-objeto, idealismo-realismo. Quem sabe, de adiamento em adiamento, cheguemos a algum lugar.

3. Apontamentos. Ligeiras indicações de vídeos, textos, livros e o que mais eu considerar digno de atenção.

4. Seminário impermanente. Aulas breves (até 20 min.) sobre os temas mais disparatados que venho estudando nos últimos anos: qual a ligação entre neoplatonismo e interface de sistemas computacionais; por que a história da tecnologia se identifica com a história do que consideramos segredo; como a busca por uma língua perfeita, na história europeia, está na origem das desgraças que se abateram sobre a humanidade no último século; o que é a “nova aposta de Pascal”; como os “diagramas do saber” (ou redes de significados) estão na base tanto de antigas metafísicas quanto das novas “ontologias” de IA; por qual motivo a máxima cientificidade só é alcançada através de uma afirmação radical da emotividade e subjetividade pessoais; e como a obra de Vilém Flusser nos ensina a ver com olhos mais esperançosos a chamada “sociedade alfanumérica”.

Aqueles que optarem por uma assinatura anual receberão gratuitamente meu e-book Vida após as Universidades. Escrita & criação em velhos e novos contextos de risco. Com aproximadamente 100 páginas e a ser lançado até dezembro de 2025.